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Sobre

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                      ELAINE LILLI  -  SATI
   Fundadora do método Acro Yoga Brasil
  Co-fundadora do Instituto União e      Ashram Brasil

Educadora física e  ensina Yoga desde 2001,   em 2008 fundou o método Acro Yoga Brasil e em  2013 fundou o método Satya Yoga onde ministra Formação de Professores para Professores  . No ano de 2016  fundou o método   YWS - Yoga Wheel

Coordenadora e sócia do Instituto União (2005) e Ashram Brasil (2014).

 

Formações Diversas

 

*Treinamento avançado em Ayurveda Yoga Massagem método Kusum Modak – Índia  e quiropraxia pelo Instituto Matheus de Souza;

* Acupunturista pela Centro de Estudos de Acupuntura Shen Long. *ReikiMaster e conhecedora de técnicas de energização diversas;

 * Bailarina de Dança Clássica Indiana (Odissi) e coordenadora  e professora do Projeto Sati Odissi Dance 2016/2017;

* Co-criadora do Processo Despertar do Amor e Yoga em Casa método Satya Yoga;

*Pós-graduada em Psicopatologia e Dependência Química pela UniSãoPaulo;

*Terapeuta transpessoal  pela Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP)

* Formada em Constelações Familiares Sistêmica pelo Instituto de  Filosofia Prática da Alemanha e treinamentos Avançado ministrado por Bert Hellinger;

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              MARCELO FERREIRA - ANJAY
  Coordenador  Acro Yoga Brasil e Asrham Brasil

Artesão e artista

   
E

                                     O método
 
A Acro Yoga Brasil trabalha com uma metodologia eficiente, simples e direcionada, para que o aluno e o futuro professor possam direcionar o treino respeitando o critério de dificuldade, complexidade e sobrecarga, para os diferentes níveis (iniciante, intermediário e avançado). 
                       1. Vinyasa / Yoga Massagem
            1.1  Vinyasa sequência (Yoga: Individual e em duplas) Os vinyasas têm o objetivo de aquecer a estrutura física , desenvolver e aperfeiçoar as posturas do Yoga, fazendo com que o praticante adquira força, resistência, flexibilidade  equilíbrio e um bom alinhamento.
           1.2    Yoga Massagem -  (Relaxamento e aprimoramento de posturas). É utilizada para relaxar a musculatura, melhorar o alongamento e a flexibilidade. Dessa forma, o praticante adquire rendimento nas posturas que exigem flexibilidade e ao mesmo tempo preparam e alinham a estrutura física. Quando praticado depois dos Acro  Vinyasas , tem  efeito relaxante e terapêutico, equilibrando o sistema nervoso.

 

É importante que o praticante de Acro Yoga execute as práticas de yoga massagem  para evitar sobrecarga no sistema muscular-esquelético. As manobras de alongamento auxiliam na rápida recuperação dos estímulos físicos mais performáticos.

   2. Acro Poses   - posturas de Acro Yoga  

2.1 - Asanas (posturas) de Acro Yoga  

Na Acro Yoga as asanas são realizadas todas em suspensão e são  divididas  em 4 categorias: flexibilidade, inversão, força/resistência  e habilidade. 

 

 2.2 - Base (base)

A base pode servir como apoio para  diversas formas:

L base (base em L, deitado com as pernas para cima), standing (em pé), em decúbito ventral, lateralmente , sentado , aguachado, entre outros.

2.3 . Support flyer  - apoio para o voador

Pode ser realizado através dos pés, mãos, ante-braço, canela, ombos, quadril entre outras regiões.

3. Acro Skills - habilidades acrobáticas

Um dos  maiores desafios nas práticas de Acro Yoga são os elementos Acrobáticos

 inversões, giros e transições. Nessa parte do treinamento, o praticante aprende a realizar os movimentos com segurança a partir da  supervisão e auxilio do professor e dos colegas de treinamento (assistente ou terceiro elemento).

Acrobacias são movimentos aéreos de equilíbrio. Na Acro Yoga esses movimentos são executados em duplas ou com mais integrantes.

Inúmeras são as possibilidades dentro da acrobacia: equilibrar, equilibrar-se, ser equilibrado, mover-se no espaço aéreo em equilíbrio, rolar, rodar, girar, pular, dar saltos com movimentos equilibrados e em equilíbrio.

A acrobacia é vista como uma performance para a qual é necessário ter grande destreza corporal e pleno domínio dos movimentos refinados . É essencial desenvolver aptidão física e consciência corporal para esta prática .

3.1 -  Whips - transições em chicote 

Característica: movimentações rápidas e continuas de um ponto pra o outro . 

3.2 - Washing Machines (máquina e lavar roupas)

Característica:  movimentos centrífugos contínuo em diversas direções.

 4.Pirâmides em Grupo.

São posturas e arquiteturas em grupo que tem o intuito de criar harmonia entre o grupo a partir da consciência corporal e comunicação. Durante a atividade cada um assume uma posição que mais se adequa  a sua capacidade e característica física.

5. Acro Yoga  Vinyasa Flow  - sequencia continua de Acro Yoga

A base do método Brasil Yoga Brasil são as sequências - coreografadas onde todos os elementos descritos  acima são colocados em prática com o objetivo de criar fluidez , conexão , criatividade e dinâmica entre os praticantes.

As coreografias são elaboradas nos grupos: iniciante , intermediário e avançado.

DIDÁTICA

 

A Acro Yoga Brasil apresenta um manual ilustrativo e explicativo contendo todas as práticas do método. Esse manual é fornecido a todos os professores formados, além dos vídeos demonstrativos apresentando as séries

           
                 Benefícios 
A Acro Yoga trabalha o corpo físico, mental e as relações humanas.

Dentre outros benefícios podemos citar:

 

Força: a aula proporciona fortalecimento dos principais grupos musculares, principalmente das pernas, glúteos, abdômen e braços.

 

Flexibilidade: como os Acro Asanas (posturas acrobáticas) são geralmente feitos em suspensão, o praticante desenvolve a flexibilidade, sentindo o corpo mais leve e favorecendo a mobilidade aérea.

 

Consciência corporal: uma vez que o corpo vai se tornando forte e flexível, é possível gastar pouca energia em movimentos cada vez mais complexos e assim trabalhar as posturas de equilíbrio.

 

Prazer físico e criatividade: ao adquirir consciência corporal, a atenção não se prende somente ao desenvolvimento das capacidades físicas, portanto é possível meditar e sentir que cada postura traz a sensação de liberdade e prazer.

 

Desapego, entrega e responsabilidade: na prática da Acro Yoga, ninguém está no controle e ambos têm a responsabilidade e a entrega um pelo outro

 

"É VISÍVEL QUANDO UM PARTICIPANTE CONDUZ E, NO DECORRER DA PRÁTICA, PASSA A SER CONDUZIDO” - Elaine Lilli

 

Interatividade e comunicação: na Acro Yoga, a forma de comunicação é corporal, porém, quando necessário, utilizamos as palavras. Para tanto, o ponto básico é tornar-se disponível para uma interação amigável, o que confere uma nova visão nos relacionamentos.

 

Conhecimento de técnicas de massagem: ao final de cada aula o aluno aprende uma técnica de massagem para que os praticantes possam relaxar e perceber os principais pontos de tensão no corpo e onde o prana (energia) está em desequilíbrio.

    Elementos na Acro Yoga

Nas práticas dos Acro  Vinyasa, o elemento base tem a função de dar sustentação, conduzir, equilibrar e acompanhar as movimentações acrobáticas e sustentar as bonitas posturas para que o elemento voador execute os movimentos com segurança e graciosidade.

 

O elemento voador é aquele que expressa a dança aérea; sua função é voar em equilíbrio, alinhado com a base e o terceiro e essencial elemento, que é o anjo, cuja função é dar suporte e segurança, auxílio e feedback sobre o alinhamento das posturas.

ELEMENTO BASE:

FÍSICO: desenvolve força e resistência muscular das pernas, glúteos, abdômen e braço;

PSICOLÓGICO: iniciativa, segurança, responsabilidade, voz de comando, paciência e sensibilidade

ELEMENTO VOADOR:

FÍSICO: desenvolve agilidade, consciência corporal, coordenação motora e um conjunto de aptidões físicas gerais;

PSICOLÓGICO: entrega, coragem e confiança

ELEMENTO ASSISTENTE:

FÍSICO: auxilio de proteção e alavanca de apoio para a base;

PSICOLÓGICO: prestatividade, comunicação, doação, observação, percepção e responsabilidade.

É uma modalidade de Yoga Acrobática que integra elementos da prática de Yoga, tais como: disciplina (Yama), auto-controle (niyama), postura (asanas), controle da respiração (pranayama), entre outros elementos, como a acrobacia (saltos, giros e inversões) e a Massagem Thai (manobras de alongamento e relaxamento). Sua principal característica consiste nos movimentos fluidos de uma postura a outra, em um ritmo constante como uma dança.